quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mortalidade infantil em Mombuca é 5 vezes maior que a média do Estado


Cidade registra 56,6 mortes a cada mil nascimentos, de acordo com Seade.
Municípios da região de Piracicaba ficaram pouco acima do índice estadual.

Do G1 Piracicaba e Região
Comente agora
A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) do Estado de São Paulo publicou os índices de mortalidade infantil referentes a 2011. O maior índice registrado na área do Departamento Regional de Saúde (DRS) 10, que abrange a região de Piracicaba (SP) foi do município de Mombuca. Segundo dados do Seade, a cidade tem 3.282 habitantes e a cada mil crianças que nascem, em média 56,6 não sobrevivem. Em 2010, o número era de 41,2.
Resposta da Prefeitura
Segundo nota da assessoria de imprensa, nos últimos 8 anos o Governo Municipal ampliou em três vezes o número de consultas e atendimentos a gestantes no município. O Programa Saúde da Família dá atenção especial para as crianças, principalmente recém-nascidos.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os bebês recebem acompanhamento semanal nos primeiros meses de vida com consultas com pediatras e exames preventivos. Sobre os números da estatística, o Serviço de Saúde já está trabalhando para identificar as principais causas do problema. Há, ainda, maior empenho dos profissionais de Saúde para continuar a proteger os bebês e crianças do município, conforme a Administração.
Outros municípios
Toda a região de Piracicaba apresentou um pequeno aumento no número em relação à última pesquisa, saltando de 12,51 para 13,03 para cada mil nascimentos, ficando acima da média estadual, de 11,55.
Fachada da unidade de saúde de Mombuca de onde ambulância foi levada na noite de domingo (9) (Foto: Ivonete Cardoso/Prefeitura de Mombuca)Unidade de saúde de Mombuca, que registra os índices
mais altos da região  (Foto: Ivonete Cardoso/Prefeitura)
Duas cidades da região não registraram nenhuma morte de recém-nascidos no ano passado. Elias Fausto zerou o índice pelo segundo ano consecutivo. EmIpeúna, a média em 2010 havia sido de 12,8 a cada mil.
Maior município da região, com 368.029 habitantes, Piracicaba registrou exatamente a média de todo o Estado, de 11,5 crianças mortas a cada mil nascidas. O crescimento no índice do Seade foi de 0,9 pontos em relação à medição de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário