sábado, 14 de abril de 2012

HISTÓRIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE ELIAS FAUSTO


A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ELIAS FAUSTO

Em 1943, os moradores de Elias Fausto já pensavam na emancipação do distrito. Com o desenvolvimento e a chegada de algumas indústrias, aliados à fecundidade de suas terras, os elias-faustenses passaram a sonhar com a emancipação para seguir o seu próprio caminho.
Formou-se uma comissão para tratar deste assunto e reuniões aconteceram, como também comícios, viagens para a Capital e contatos com autoridades, e nesse trabalho um nome destacou-se. Foi o de Osvaldo Maluf, comerciante, capitalista, que cedeu horas do seu trabalho por essa causa. Pela sua luta podemos chamá-lo de “Pai do Município”.

A vitória final veio em 30 de novembro de 1944, através do Decreto nº 14.334, assinado pelo interventor do Estado, Dr. Fernando Costa.

Eis como estava formada essa comissão: padre Luiz de Campos – presidente de honra;

João Guedes Pinto – presidente; Artur Augusto de Morais – vice-presidente; Otávio Pacheco de Lima – primeiro secretário; João Manoel de Almeida – segundo secretário; Henrique Pires de Toledo – primeiro tesoureiro; Francisco de Campos Bicudo – segundo tesoureiro; e Conselho Fiscal: Paulo Pinheiro, Osvaldo Maluf, Henrique Thoni Filho, Pedro Pires de Toledo, Américo Lisoni e Osvaldo Pimentel de Camargo.



No antigo Cine São José, depois Auto Peças Tisiani, e hoje Autopeças Brisque, sessão solene da instalação do município, no instante da fala do padre Luiz de Campos. À mesa, o primeiro prefeito de Elias Fausto, Antônio de Campos Bicudo, monsenhor Luiz Gonzaga de Moura e outras autoridades.



Momento da assinatura da Ata de Emancipação pelo Tenente da Força Pública do Estado de São Paulo João Rodrigues Gonçalves





Elevação de Elias Fausto à Município em 1945




Elias Fausto dia da Emancipação Esquina da Rua XV de Novembro com a 13 de Maio




Elias Fausto dia da Emancipação Política em 01 de janeiro de 1945


ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ELIAS FAUSTO

DEC-LEI ESTADUAL Nº 14.334, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1944

SESSÃO SOLENE DE 01 DE JANEIRO DE 1945


Fonte: Elias Fausto Terra de Luz e Bondade

Nenhum comentário:

Postar um comentário